quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A BE e os alunos do SEAE foram a Janeiro de Cima




Apresentação de um novo livro da BE (em pop up) sobre o natal e apresentação de uma peça de teatro pelos alunos do SEAE aos alunos de JC e BB, no dia 12 de Janeiro.

Os nossos mochos


Os brindes para os parceiros comenius, para a visita a Itália estão a ser feitos pela D. Fernanda, com a colaboração de diversos auxiliares de ação educativa e a equipa da BE.
Que tal?
Escreve um comentário ou dá a tua opinião!

Feira do Livro com o Departamento de Línguas

Concurso de Pai Natal para o 1º ciclo


O Vencedor foi o Pai Natal que os meninos da terça-feira fizeram.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Livros Novos na Biblioteca

A amizade (improvável) entre um músico famoso e um coelho muito especial.
«Os homens são estranhos, Ismael. Nem sempre escolhem o que mais gostam, aquilo que os faz ser felizes.»
Ismael é um coelho bravo que vive no bosque. Dos seus 51 irmãos, foi ele o escolhido pelo pai, o respeitado Coelho Maltese, para ficar junto de si e aprender tudo o que ele tinha para ensinar: todos os segredos do bosque, todos os segredos do mundo. A Ismael, o pai aconselha-o, entre outras coisas, a ter cuidado com os homens, esses bichos inteligentes que escrevem a língua que falam. Mal sabe Coelho Maltese que a abertura ao mundo o levará a conhecer a música e, sobretudo, a figura memorável de um jovem músico chamado Chopin.
Já doente, Chopin refugiou-se numa casa meio abandonada, e passa os dias a tossir; quando chega a noite, senta-se ao piano e toca. Aos poucos, atraído pela música grandiosa, Ismael perde a timidez inicial e, cheio de cautelas, vai-se aventurando. Ao ser descoberto, e directamente interpelado pelo genial pianista, o coelhinho bravo descai-se e revela o seu dom, apesar de ter prometido ao pai que nunca o faria. Sim, porque Ismael tem um dom: consegue entender a língua humana e, mais, fazer-se entender através da nossa linguagem de homens.
O que poderá resultar de tão singular e tocante relacionamento?



Ricardo é um jovem cheio de vida, bonito, inteligente, de uma geração, «rasca ou não», bem desperta para a hipocrisia da sociedade. Para ele as coisas que valem realmente a pena são a acção, a velocidade, a adrenalina, os desportos radicais... Emoções fortes que o fazem sentir-se vivo! A maior parte do tempo desloca-se na sua moto, curte sem compromissos com miúdas que se deslumbram com ele, bebe umas cervejas com os amigos, ouve os seus grupos favoritos (sempre com o som no máximo), chega tarde a casa... Ricardo acha sempre que tem tudo sob controlo! Até ao dia em que a Mafalda entrou na sua vida!

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura7º Ano de escolaridade
Leitura orientada na Sala de Aula - Grau de dificuldade III
A mais bela história de amor de todos os tempos com belíssimas ilustrações de João Fazenda.
Mundialmente aclamada como a mais bela e trágica história de amor de todos os tempos, Romeu e Julieta conta a história de dois jovens apaixonados, Romeu Montéquio e Julieta Capuleto. Filhos de famílias rivais, acabam por não conseguir resistir ao ódio que os separa, mas o seu amor perdurará para além da morte.
Esta nova edição conta com uma cuidadosa tradução de Fernando Villas-Boas e com belíssimas ilustrações de João Fazenda.



Naquele dia, a Rosinha, a Dália e o Dorminhoco iam ter um dia muito atarefado, desde o pequeno-almoço até à história antes de irem para a caminha.
Ao abrir este livro, a criança vai participar em todos os momentos do dia dos três coelhinhos tão enérgicos.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Agenda de Janeiro 2012

AGENDA MENSAL - JANEIRO


Atividades a desenvolver

Dia 6


Actividades alusivas ao Dia dos Reis (1º ciclo)


Dia 12

Actividade de animação à leitura (Professora Bibliotecária) para os alunos de 1º ciclo e Pré –escolar de Janeiro e Bogas.

Apresentação de uma pequena peça de teatro pelos alunos do SEAE.

Ao longo do mês


Actividade: «O leitor do mês»;

Bibliomonitores.


Alguns dias especiais lembrados na BE:

1 _ Dia de Ano Novo - Dia Mundial da Paz
4 _ Dia Mundial do Braille
8 _ Dia Mundial da Alfabetização
23 -Dia Mundial da Liberdade


A PB,