sábado, 28 de fevereiro de 2009

AGENDA MÊS MARÇO 2008



PROGRAMA DE ACTIVIDADES – SEMANA DA LEITURA
( 3 a 7 de Março)

BIBLIOTECA ESCOLAR – DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS:

CONCURSO DE LEITURA – PARA TODOS OS ALUNOS

A ESCOLHA DO LIVRO É LIVRE!

Dia 3 - 14h20 no Auditório – Professora Graça Sardinha apresenta aos alunos de 8º e 9º Anos uma palestra alusiva à importância da leitura na vida dos alunos;

Durante a semana:

Dia 3 – 9.00h Construção de painel da semana da leitura - Alunos com NEE, acompanhados das professoras.

Dia 3 – 14.20h Alunos do 6º A, apresentam histórias aos alunos nas salas do Primeiro Ciclo;

Dia 3 – 12.15h – HORA DO CONTO – Professora Ana Cavalheiro (alunos do Primeiro e 2º Ciclos) (O menino que não gostava de ler, de Susana Tamaro);

Dia 4 – Actividade de motivação para leitura – Professora Marta Santos

Dia 5 – 12.30h Alunos do 7º A, apresentam histórias aos alunos nas salas do Primeiro Ciclo;

Dia 5 - ao longo da manhã - Alunos do 9º Ano, acompanhados da professora, apresentam momentos de poesia e obras estudadas, na biblioteca.

Dia 5 – 11.30h - Hora do Conto no Pré Escolar

Dia 6 – 14.20h Alunos do 5º A, apresentam histórias aos alunos nas salas do Primeiro Ciclo;


A Professora responsavel


Professora Teresa Paulo

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A Polegarzinha ... 2009





Agrupamento de Escolas Terras de Xisto

Leitura de um conto

1ª actividade da Biblioteca com a aluna Flávia Lucas

— A aluna Flávia Lucas, do 7º A, leu a sua primeira história aos alunos do 1º ciclo: A história escolhida foi «A Polegarzinha» de Hans Christian Andersen.
Os alunos deslocaram-se à Biblioteca (sala do 1º ciclo) em quatro grupos, de acordo com o seu ano de escolaridade.
Após a leitura da história, acompanhada pela projecção das principais imagens da mesma, através de transparências.
Posteriormente, cada aluno levou para a aula uma imagem diferente para colorir e finalmente recontarem em conjunto a história ao seu professor (cada um contou a parte correspondente à imagem que tinha colorido).
Os alunos do 1º ciclo gostaram da história e da actividade em si e a Flávia também gostou da experiência.

Soraya Oliveira

— Gostei de contar a história aos alunos do 1º ciclo porque gosto de contar histórias e gosto da história d’«A Polegarzinha».
Foi uma actividade diferente.

Flávia Lucas

A história (resumo)

Era uma vez uma mulher que queria muito ter um filho mas não sabia como arranjar um.
Foi ter com uma bruxa que lhe deu um grão mágico e, quando ela o plantou num vaso, nasceu uma linda flor com uma menina muito pequenina e que ficou a chamar-se Polegarzinha.
Uma noite apareceu um sapo que a levou para um lago onde vivia com o seu filho. O filho do sapo era feio e a Polegarzinha ficou triste. Felizmente apareceu um peixe que a levou para longe... mas depois apareceu um escaravelho que lhe deu para comer pólen das flores e queria casar com ela. A seguir apareceram escaravelhas que disseram que a Polegarzinha era feia.
Ela ficou sozinha e fez a sua casa debaixo de uma folha.
Viveu bem no Verão e no Outono, mas no Inverno foi bater à porta de um rato do campo cheia de fome e frio. Este acolheu-a na sua casa. Depois foi conhecer o toupeiro que os levou a visitar a sua casa e com quem ela iria casar.
No caminho, a Polegarzinha encontrou uma andorinha quase morta e salvou-a.
Antes do casamento com o toupeiro, a Polegarzinha foi-se despedir do sol. Apareceu a andorinha e a Polegarzinha foi com ela para longe – para o país das Flores e conheceu um príncipe: o rei das Flores.
Casaram e viveram felizes para sempre.

Flávia Lucas

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A Feira do Euro, na nossa escola 2009






Feira do Euro


A actividade «Feira do Euro - De Mãos Dadas com a Solidariedade» foi bem sucedida devido à soma dos seguintes factores:

• Por um lado, toda a comunidade escolar contribuiu com artigos para serem vendidos na Feira: Tanto pais, Encarregados de Educação e alunos, como os professores e funcionários ofereceram artigos em muito bom estado e outros novos (É de sobressair o trabalho dos professores do 1° ciclo). Por outro, foi feito o aproveitamento do muito vestuário deixado na escola (que foi todo lavado e preparado para o efeito - Obrigada D. Angélica).
• Vários funcionários prestaram uma grande ajuda, quer na organização do espaço da Feira, quer contribuindo com ideias e sugestões. A D. Helena da Biblioteca empenhou-se muito, sem minimizar a colaboração da D. Fernanda, da D. Cristina, da D. Luísa e do sr. Daniel.
• Para os dois dias em que a Feira decorreu, todos os professores pertencentes à equipa da Biblioteca e a professora Marta Pacheco, de E.M.R.C. se disponibilizaram para ficar no local e nunca faltaram pessoas para tomar conta do espaço. Houve mesmo quem excedesse as expectativas e ficasse muito mais tempo do que o esperado (como foi o caso da professora Ana Monteiro) e mesmo quem, não sendo sequer da equipa da Biblioteca, esteve a ajudar nas vendas (como a professora Joaquina e a professora Paula Martins, esta última que esteve quase sempre presente).
• Como os melhores artigos foram vendidos rapidamente, houve vários contributos no decorrer da Feira, de acordo com as necessidades (como livros de estudo do 1° ciclo, cedidos pelo professor César e pela professora Rosa, e brinquedos, oferecidos pela D. Helena, que até vendeu artigos fora da Feira, trazendo apenas o dinheiro).
• A grande participação de professores, funcionários, alunos e Encarregados de Educação na compra de artigos foi louvável, pois muitos compraram artigos apenas para ajudar, havendo mesmo quem desse só o dinheiro.
• O dinheiro realizado (cerca de 400 Euros) juntamente com a contribuição de três anónimos (perfazendo um total de 500 Euros), permitiu a aquisição de 7 cabazes, cuja entrega foi realizada pelo Conselho Executivo, os presidentes das Juntas de Freguesia, a professora de E.M.R.C. e a Coordenadora da Biblioteca.
• Foram ainda disponibilizados os artigos que sobraram da Feira para as famílias, às quais foram atribuídos os cabazes, poderem escolher roupa e outros artigos para o agregado familiar, se assim o desejarem.
• Os restantes artigos não vendidos serão oferecidos a instituições que lhes possam dar bom uso.

Finalizando e resumindo: a actividade foi bem sucedida porque todos colaboraram, o que permitiu concretizar os objectivos ligados à solidariedade e os relativos ao convívio da comunidade escolar.

Prof. Soraya

domingo, 1 de fevereiro de 2009

AGENDA MENSAL - FEVEREIRO 2009


ACTIVIDADES: DIA DE S. VALENTIM

14 DE FEVEREIRO:

INSPIRA-TE, ESCREVE UMA CARTA A UM AMIGO OU À PESSOA QUE MAIS GOSTAS!!!

COLOCA AS CARTAS NA CAIXA DA QUE ESTÁ NA BIBLIOTECA!


OS ALUNOS DE 9º Ano irão entregar as cartas no dia de SÃO VALENTIM

HORA DO CONTO

VEM OUVIR UMA HISTÓRIA DE AMOR COM A PROFESSORA ANA CAVALHEIRO,


NO DIA DE SÃO VALENTIM!

CONCURSO DE POESIA

Participa
Alusivo ao dia dos namorados!

Dia 21 de Fevereiro: DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA

PARTICIPA DO BIBLIOPAPER